quarta-feira, 17 de março de 2010

Dicas de lavagem de Enxoval

Uma das etapas mais divertidas da gravidez é montar o enxoval do bebê. Cada roupinha, cada manta, cada par de sapatinhos ganha significado novo só de imaginar o filhinho todo aconchegante. A felicidade em pensar nos modelinhos é tão intensa, que as mamães até esquecem o que vem depois da brincadeira: lavar as roupas do pequeno.
Peças compradas ou herdadas, não importa. Todas exigem cuidados especiais. As roupas, mesmo quando novas, podem estar com poeira, ácaros e fungos que afetam a saúde do recém-nascido.
O importante é você lavar todo o enxoval do bebê antes da sua 34 semana, ou seja, até o oitavo mês de gravidez. Pode ser que seu bebê lhe de uma surpresa, o melhor é estar prevenida.
Por isso é necessário ter alguns cuidados.
  • Lavar com sabão de coco 
  • Passar no ferro
  • Lacrar  com saquinho cada roupa para que não entre bactérias.eparando a roupa para lavar   
    Algumas mamães lavam as roupas dos bebês junto com as roupas da família, mas é muito importante que essas sejam lavadas separadamente, principalmente se alguém da família tiver algum problema de pele.        
    Não há problema em lavar as roupas na máquina de lavar, é até aconselhado, pois uma lavagem a mão pode deixar traços de sabão no tecido, mas, deve-se sempre separar   as roupas por cores e tipo de tecido. Alguns tecidos requerem mais cuidados do que os outros, assim, a melhor opção é seguir as instruções de lavagem na etiqueta da roupa.  Por exemplo,  é desaconselhável lavar roupas de lã e tricô na máquina, pois, perdem o formato original. Para isso lave-as na mão, em água morna enxaguando várias vezes.         
       A escolha do sabão           
    A escolha do produto é fundamental. Para que a pele do bebê seja perfeitamente respeitada, escolha um sabão testado dermatologicamente. Há no mercado opções de sabão em pó e líquido próprios  para roupas de bebê .  Dê preferância a estes pois eles são mais  cuidadodos com a pele do bebê que é mais sensível que a nossa.      
    Se você quiser adicionar um amaciante, procure as marcas hipoalergenicas, esses são especialmente concebidos para a pele sensível dos bebês. Eles dão leveza e uma sensação gostosa ao tecido , deixando as fibras menos ressecadas  e  tornando-as mais fácil de passar. O amaciante reduz a eletricidade estática e deixa a roupa mais agradável de se vestir, vale à pena procurar e ter sempre em casa.        
    Atenção! Não use cândida, pois ela é irritante a pele do bebê!
    A dosagem  
    Ao contrário do que pensamos, não é preciso colocar uma dose excessiva de sabão na máquina. Eles contem agentes que favoreçam a irritação epidérmica. Mas também é preciso não usar uma quantidade ínfima, o que resultara numa lavagem ineficaz.
    Leia as instruções contidas na embalagem dos produtos e nas etiquetas de lavagem das roupas para saber a quantidade exata.  

    Os programas de lavagem das máquinas 
    A escolha dos programas  deverá ser feito em função das  cores e dos tipos de tecidos  a ser  lavado. Evite os programas curtos e econômicos, pois o enxágüe geralmente é curto, podendo deixar sobras de sabão.  
    Para babadores, toalhas de banho, lençóis de berço e carrinho e outros tecidos que se usa para limpar a sujeira do bebê,  recomenda-se lavar com  água quente no mínimo a 60C , temperatura mínima para se livrar eficazmente das bactérias.   Caso sua máquina não possua sistema de aquecimento, esquente um pouquinho de água e coloque em uma bacia junto com o lava roupas para deixar as roupinhas de molho por no mínimo 30 minutos. Procure lavá-las o mais breve possível evitando que se juntem às outras roupas do  cesto. Isso também evita a proliferação de bactérias.
    O enxágüe   
    É muito importante que não seja deixado nenhum resíduo de sabão na roupa do bebê após a lavagem. 
    Um ciclo de enxágüe suplementar nos permite a ter certeza que qualquer traço de sabão sairá das roupas, mas se não quiser arriscar, faça com dois ciclos de enxágüe.        

    Manchas
    As manchas de cenouras, vagem, tomates são as mais difíceis de sair. Escolha um programa de lavagem com a temperatura máxima autorizada pela etiqueta da roupa do bebê.   
    No algodão branco, pode-se colocar sobre a mancha, um tecido ou cotonete embebido de álcool a 90°GL  e depois enxágüe com água pura.  
    Para tecidos frágeis, utilize os produtos antimanchas que estão disponíveis no mercado.
    Já as manchas de fezes do bebê, o melhor é retirar o excesso em água corrente, ensaboar com sabão em barra e deixar de molho sob o sol por algumas horas. 
    E as tão famosas manchas de pomadas, podem ser retiradas, ensaboando a peça com sabão de coco e deixando de molho por uma hora. Provavelmente será necessário que seja repetido esta operação por algumas vezes até obter o resultado desejado.    
    Secando a roupa    
    Depois da lavagem, evite deixar a roupa do bebê dentro da máquina por muito tempo, o melhor é tirar imediatamente toda a roupa e colocá-la para secar. Dê preferência para secá-las em locais arejados. Seque as roupas brancas ao Sol e as coloridas à sombra.    
    Verifique se a roupa não esta úmida antes de colocá-la para passar ou guardá-la no armário. Uma passada a ferro é indispensável.       
    Já as manchas de fezes do bebê, o melhor é retirar o excesso em água corrente, ensaboar com sabão em barra e deixar de molho sob o sol por algumas horas. 
    E as tão famosas manchas de pomadas, podem ser retiradas, ensaboando a peça com sabão de coco e deixando de molho por uma hora. Provavelmente será necessário que seja repetido esta
    Algumas medidas são importantes para que seu bebê esteja sempre confortável, não importa a idade ou a ocasião. Os cuidados são simples e evitam desde alergias até escândalos na hora das trocas.

    Fonte http://www.materlife.com.br/materlife/?p=176